Aprenda as Técnicas apropriadas para o uso do Grigri

Aprenda técnicas apropriadas para uma segurança suave e segura

Publicado originalmente em climbing.com por Julie Ellisson

O Lançamento da Petzl em 1992, o Grigri marcou um grande passo na evolução dos equipamentos de segurança: Era um equipamento que ajudava significativamente para “pegar uma queda” e também permitia o segue a segurar e baixar o seu parceiro com pouco esforço. Os escravos da segue agradeceram, mas o uso incorreto desse equipamento recém desenvolvido começou a resultar em acidentes. A Petzl tem feito um esforço para educar os usuários, mas os maus hábitos de devotos são fáceis de quebrar e com o lançamento do Grigri 2 em 2011 é ainda mais importante do que nunca para aprender (e ensinar) técnicas adequadas.

Como Funciona

uma peça móvel interna (além da parte do corpo da peça) rotaciona para dar ao Grigri sua poderosa capacidade de “pegar quedas”. Quando a corda move rapidamente pelo equipamento (assim como na queda), o móvel é ativado e trava a corda para evitar que ela continue se movendo (A).

Como usar

Inicialmente com a posição de dar segue. No uso básico, o Grigri deverá ser usado no estilo de equipamentos tubulares. A Mão do freio nunca deveria largar a corda. A medida que o escalador sobe, dê folga a corda um pouquinho de cada vez (ou retese quando dando segue de toprope). Se o escalador cair, trave a corda para baixo  com as duas mãos. O Móvel do Grigri vai travar a maior parte ou todo o peso, mas a sua mão do freio é uma segurança adicional. Puxar a corda que sai do freio também ajuda  a ativar mais rapidamente a peça móvel.

Feeding-Slack-Quickly-Grigri-660

Alimente a folga rapidamente. Se você tentar alimentar muita folga de uma vez, o móvel pode ativar, evitando que a corda passe pelo Grigri. Isso pode ser chato quando você está guiando e precisa puxar a corda para continuar escalando e clipar na próxima proteção. Antecipe-se ao escalador guia quando ele for clipar a corda e comece a alimentar a folga evitando que o Grigri trave. Com cordas mais grossas e clipadas precipitadas você pode fazer a transição temporariamente de uma mão para a outra. Mantendo três dedos de sua mão de freio envolvida em torno da corda, coloque o polegar sobre a borda traseira da alã preta e calce o seu dedo indicador sob o lábio do lado direito. Pressione para baixo com o polegar e empurre para cima com o ponteiro para segurar o móvel para baixo, momentaneamente desativando o mecanismo de bloqueio enquanto você puxa a folga com a mão esquerda. Assim que você terminar, volte a posição inicial da segurança, deixando o mecanismo móvel habilitado a se ativar, caso seja necessário. Se escalador guia cair enquanto você estivar com a mão no Grigri, rapidamente deslize a mão do freio soltando-o e levando-a de volta para a corda para travar.

Baixando. Com a corda travada na sua mão do freio, lentamente vá liberando a mão do freio. A medida que você for sentindo a resistência, continue puxando para trás suavemente. Não levante a mão totalmente, pois isso irá desativar o mecanismo do freio e poderia causar a perda do controle, especialmente se o escalador for mais pesado que você. Se o escalador estiver fora de controle enquanto você o abaixa, despreocupe-se com a suavidade e trave com a mão do freio.

Perigos

  • Alimentar o Grigri ao avesso. Siga o diagrama impresso no lado que mostra a orientação correta de uso. Puxão na ponta que vem do escalador para ver se o sistema vai ativar corretamente.
  • Segurando o dispositivo. Um instinto básico quando você toma um susto é de segurar um objeto com força, e se você está segurando o Grigri, você pode acidentalmente travar o seu ativamento.
  • Agarrando a corda do escalador em queda. Isto reduz a força no dispositivo e impede que este funcione apropriadamente.
  • Deixar de manter a sua mão na extremidade do freio. O Grigri não é mãos-livres. É Assistida por travagem. O móvel de um Grigri pode não envolver-se totalmente em pelo menos quatro situações:
    1. Com cordas muito finas.
    2. Um escalador extremamente leve.
    3. Vias com “arrasto” que reduzem a força de uma queda.
    4. Pendurando-se na corda (contra a queda) no meio da via.

Para ajudar o móvel a funcionar o segue as vezes precisa dar um passo atrás ou sentar-se enquanto ele trava com sua mão do freio.

Uso intenso, sujeira e areia podem danificar o equipamento, assim como qualquer outro equipamento. Aposente o Grigri se aparecerem partes pontiagudas ou o móvel não estiver operando suavemente.

Leave a Reply